A Pesca do Bacalhau - História, Gentes e Navios - Tomo I, A história e as gentes, de João David Batel Marques.
04.07.2018

No dia 14 de julho pelas 16h00, a bordo do Navio Gil Eannes, irá decorrer a apresentação da obra "A Pesca do Bacalhau - História, Gentes e Navios" - "Tomo I - A história e as gentes" de João David Batel Marques.

O autor, Capitão da Marinha Mercante, vivenciou durante muitos anos a pesca do bacalhau, tendo comandado navios e tripulações.

Com oportunidade, decidiu agora mobilizar a sua enorme capacidade de trabalho, interesse e conhecimento para pesquisar e organizar os factos e os documentos que permitiram conceber este valioso
estudo o qual irá, seguramente, contribuir para que muitos possam conhecer melhor a história desta atividade.

A presente obra decorre da sistematização de um largo acervo de documentos sobre a pesca do bacalhau em Portugal que se encontravam dispersos e desconectos.

Nestes quatro livros, o autor apresenta dados relativos a aspetos de enquadramento histórico da atividade económica, bem como aspetos relacionados com as dinâmicas laborais e sociais da vida a bordo.

O leitor pode, portanto, apreciar a evolução cronológica do número de navios afetos à pesca do bacalhau desde 1924 a 1980, com possibilidade de também conhecer dados relativos às unidades mais recentes. Por outro lado, pode também apreciar exemplos de documentos que ilustram algumas situações mais críticas, como por exemplo, protestos de mar, autos de notícia, ou mesmo autos de falecimento.

Fundação Gil Eannes.