16.11.2018

"Campanha do São Ruy de 1952" - Apresentação de Documentário

Em janeiro de 2019, no Teatro Sá de Miranda em Viana do Castelo, aquando das comemorações dos 21 anos do resgate do Navio “Gil Eannes” e da sua chegada a Viana, será a estreia do filme "Campanha do São Ruy de 1952", do vianense Capitão João Araújo, já falecido, em que este filmou a viagem do navio da pesca do bacalhau à linha “São Ruy” da Empresa de Pesca de Viana.

Neste filme, que retrata o início da viagem em Viana do Castelo, até ao seu regresso a este porto, estão representados todos os pormenores da faina da pesca do bacalhau à linha, nomeadamente, o carregamento do sal em Setúbal, o embarque do isco, a bênção da frota no rio Tejo em frente ao Mosteiro dos Jerónimos, a viagem para os Grandes Bancos com o trabalho de aprestamento dos dóris, a pesca, o trote, a escala, a salga, o mata-bicho, as arribadas a St. John's, a viagem de regresso a Portugal, o aliviar da carga em Leixões, de forma a permitir condições de calado para que o navio pudesse demandar a barra de Viana e, por fim, a entrada no porto de armamento em Viana do Castelo.

Numa palavra, uma visita ao passado que permanece presente na memória de todos os que passaram uma vida por paragens e mares longínquos. Este filme é, seguramente, um documentário dos mais completos sobre a faina da pesca à linha.

O Navio Hospital Gil Eannes encontra-se aberto a visitas todos os dias entre as 9h30 e as 18h00.

A marcação de visitas guiadas a grupos pode ser feita para o telefone 258 809 710 ou por email navio@fundacaogileannes.pt.

Fundação Gil Eannes,
16 de novembro de 2018.

Clique para ver o vídeo promocional: