Navio Hospital Gil Eannes celebra o 21º Aniversário da Chegada a Viana do Castelo
18.01.2019

No próximo dia 31 de janeiro, a Fundação Gil Eannes comemora o 21º aniversário da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo.

Para assinalar esse dia, a Fundação Gil Eannes tem programado as Comemorações em dois momentos.

O primeiro será no dia 31 de janeiro com visitas gratuitas ao Navio Museu durante todo o dia e pelas 18h00 no Teatro Municipal Sá de Miranda (Viana do Castelo), será a apresentação do documentário “Campanha do São Ruy de 1952”.

Este documentário retrata a viagem do navio São Ruy e a faina da pesca à linha, com imagens inéditas recolhidas pelo vianense, já falecido, Capitão João Araújo. Em 2018, a família do Capitão ofereceu à Fundação Gil Eannes os filmes realizados por ele em mais uma campanha ao bacalhau, com registos do abastecimento do sal, do embarque do isco, da cerimónia da Bênção, da vida a bordo, da pesca, do processamento e da salga e outras memórias registadas.

O segundo momento será no dia 03 de fevereiro pelas 16h00 a bordo do Navio Museu, com o seguinte programa:

• Sessão Solene Comemorativa dos 21 anos do resgate do Navio.
  • Apresentação do livro “A Pesca do Bacalhau – História, Gentes e Navios: Os Navios-motor da Pesca à Linha, Tomo III” de João David Batel Marques.
  • Abertura da Exposição “Campanha São Ruy 1952”.

O Navio Hospital Gil Eannes, encontra-se aberto ao público como Navio Museu desde 1998, após desempenhar a importante missão de apoio à frota bacalhoeira da pesca à linha nos mares da Terra Nova e Gronelândia.

Foi classificado pelo TripAdvisor como o 7º melhor museu a nível nacional nos Travelers’ Choice Awards e recebeu em 2018 mais de 90 mil visitantes, esperando atingir durante o presente ano de 2019 um milhão de visitantes, desde 1998.

O Navio encontra-se aberto para visitas todos os dias das 09h30 às 18h00.

A marcação de visitas guiadas a grupos pode ser feita para o telefone 258 809 710 ou para o email navio@fundacaogileannes.pt.

A Fundação Gil Eannes

17 de janeiro de 2018