Apresentação do livro
06.11.2019

Apresentação do livro "Gil Eannes - San Jones"

No dia 16 de novembro pelas 16h00, na Sala José Hermano Saraiva do Navio Museu Gil Eannes, no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Mar, será a apresentação do livro “Gil Eannes – San Jones”, da autoria de António Trabulo, médico no Navio Gil Eannes em 1970 e 1971.

Entre alegrias e tristezas, sucessos e desencantos, amor, amizade, ódios e mortes, o livro narra a história dos pescadores, que decorre em 1970, através dos acontecimentos vividos no dia-a-dia no interior do Navio Hospital Gil Eannes e em “San Jones”, nome que os pescadores portugueses davam a St. John’s, capital da província canadiana da Terra Nova e Labrador e cais onde o navio mais acostava.

Ainda, no âmbito das comemorações será também realizada a inauguração de uma exposição de Artes Plásticas, que contará com obras de artistas médicos de norte a sul do país. Iniciativa da Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos, com o apoio ativo do Auto Clube Médico Português.

Após ser resgatado da sucata, o Gil Eannes encontra-se aberto ao público como Navio Museu desde agosto de 1998, e ao longo dos últimos anos diversas obras de reabilitação têm sido realizadas, bem como diferentes iniciativas com o objetivo de atrair diversos públicos e transformar o Navio Museu num polo de atração da cidade de Viana do Castelo.

O Navio encontra-se aberto para visitas todos os dias das 09h30 às 18h00.

A marcação de visitas guiadas a grupos pode ser feita para o telefone 258 809 710 ou para o email navio@fundacaogileannes.pt.

A Fundação Gil Eannes, FP

05 de novembro de 2019.