Comemorações do 26º Aniversário da Chegada do Navio Gil Eannes
06.02.2024

Comemorações do 26º Aniversário da Chegada do Navio Gil Eannes

No dia 31 de janeiro, a Fundação Gil Eannes, FP comemora o 26º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo.

No âmbito das comemorações, no dia 31 de janeiro, a visita aos espaços museológicos do Gil Eannes será gratuita e no dia 03 de fevereiro, pelas 16h00, será a apresentação do livro “O Porto de Viana do Castelo no Século XX”, da autoria de Manuel de Oliveira Martins.

De referir que o Navio Gil Eannes após desempenhar a importante missão de apoio à frota bacalhoeira da pesca à linha nos mares da Terra Nova e da Gronelândia, ficou durantes anos abandonado no porto de Lisboa, até ser vendido a um sucateiro para abate em 1997. Após ser resgatado da sucata pela comunidade vianense e receber profundas obras de reabilitação foi aberto ao público como Navio Museu, em 1998.

Há 26 anos tem a atual função de Navio Museu, onde os visitantes podem “navegar” pelos espaços museológicos recuperados e ter uma experiência memorável de conhecimento histórico e cultural.

Para além de diversas outras iniciativas que a Fundação Gil Eannes, FP tem realizado para a promoção e valorização do Gil Eannes, no ano passado passou a integrar a Rede Nacional de Turismo Industrial, na tipologia Património Industrial.

O Navio Gil Eannes teve uma grande importância para a pesca do bacalhau e hoje, sendo considerado o museu mais visitado de Viana do Castelo, tem um grande valor para a cidade e também para o Alto Minho e para a região Norte, enquanto Memória Viva da Assistência à Pesca do Bacalhau.

O Navio encontra-se aberto para visitas todos os dias das 09h30 às 18h00.

A marcação de visitas a grupos pode ser feita para o telefone 258 809 710 ou para o email navio@fundacaogileannes.pt.

A Fundação Gil Eannes, FP
29 de janeiro de 2024